domingo, 5 de junho de 2011

FETICHE DE COSTUREIRA

Thais Gusmão para Riachuelo



FITA MÉTRICA NA MODA ÍNTIMA


O assunto dá pano pra manga literalmente. Em 2006, fiz um curso na PUC-SP intitulado "Fetichismi Visuali e Sincretismi Culturali", com o professor italiano Massimo Canevacci (da Facoltà di Scienze della Comunicazione dell'Università di Roma, La Sapienza), e a temática do fetichismo na moda perpassava a ideia de comunicação (entre outras).

Nesse sentido, a moda elaborada pela Thais Gusmão, ao unir o universo da costureira à moda íntima feminina, tece uma relação pra lá de comunicativa, uma vez que a data comemorativa do dia dos namorados é a mola mestra dessa investida, interessante comercialmente e cheia de fetiche.

A ideia de fetiche há muito deixou de ser um tema ligado apenas ao apelo sex. É também uma poderosa ferramenta de trabalho quando o assunto gira em torno de agregar valores ao consumo.

Trazendo a fita métrica pra langerie, a criação da Thais dá um up incrível nesta 'aparente inofensiva' ferramenta do labor das costureiras ou, pra atualizar o segmento, as crafteiras moderninhas. Consequentemente e há um só tempo, a jogada de marketing ilumina o trabalho handmade e o da moda.

De quebra (mas não "de gratis" - rsrsrsr), fertiliza-se o imaginário dos namorados e, com isso, o consumo é estimulado!!

Quanta coisa é possível dizer e pensar sobre a tão conhecida FITA MÉTRICA, hem?!


É isso! E viva a criação, a desconstrução e a inversão do óbvio (que nem sempre o é)!


---------------------------

FOTO: eraumavezembrasilia.blogspot.com/2011/05/thais-gusmao-par...

Um comentário:

Diane Mirtes disse...

Parabéns pelo blog.
visite: www.estilodiane.blogspot.com