segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Livro cartonero: outro modus operandi

 

 (1)


Se alguém ainda não sabe o que é um livro cartonero, uma resposta curta resumiria que é um livro. No caminho do detalhe, torna-se necessário dizer que se trata de uma publicação feita quase completamente à mão, a partir de técnicas de encadernação bastante antigas, quando os livros não eram fabricados em / por editoras e muito menos sob processos de automação.


O que se tem observado no curso dessas primeiras décadas do século XXI é que mercados editoriais mundiais tem decrescido, editoras estão fechando e que publicar um livro impresso tem se tornado cada vez mais caro.


 (2)


Menos do que uma solução, a edição cartonera mostra-se como um negócio alternativo, de baixo custo, democrático, autônomo e, antes de mais nada, ecológico, uma vez que impede que o papelão vire lixo. 


Da autopublicação para edição de arte, os livros cartoneros são também experiências artísticas feitas de modo individual ou coletivo. Com papeis dobrados, cortados e/ou rasgados, xerox e/ou impressora simples, linha e agulha um livro ganha vida, à espera de uma capa de papelão, geralmente colorida com tinta, colagens, serigrafia, escrita caligráfica etc.




O miolo desses livros pode seguir os mesmos procedimentos de formatação que outros tipos de edição adotam, projeto gráfico, diagramação, enfim, modos gráficos de proceder para que a mensagem e o texto que se constituem em conteúdos livrescos sejam dados a público.


Vale conhecer e apoiar as editoras cartoneras nacionais e internacionais, para que mais pessoas tenham acesso a livros impressos com arte e qualidades que vão muito além do campo editorial convencional.


Andréa Mascarenhas

28.12.2020


-------


(1) FONTE da imagem: http://revista.algomais.com/cultura/cresce-em-pernambuco-o-numero-de-editoras-cartoneras

(2) FONTE da imagem: https://malhafinacartonera.wordpress.com/2020/02/20/magic-city-la-poesia-cubana-de-miami/

(3) Fonte da imagem: http://www.magnoliacartonera.com/2016/08/ideias-para-bibliotecas-livres.html



Nenhum comentário: