quarta-feira, 25 de maio de 2011

Portfólio de 'Alguns Outros Sertões'

Trago aqui hoje a ideia de um passado Projeto que se faz também futuro.

Trata-se a inventariar a arte e cultura de nossos sertões brasileiro, como bem o fizeram, por meio das letras artísticas, Mário de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queiroz e João Guimarães Rosa, pra falar desses mais conhecidos.

Aqui vou dar apenas uma pequena amostra do que é possível disponibilizar em rede, com vistas a proporcionar acesso as artes/culturas de nossos tantos sertões.

Sem uma ordem estabelecida, baseada apenas em minha experiência de pesquisa, começo por mostrar um pouco a obra de Lenio Braga.


(*)

Paranaense de Rio Claro, Lenio Braga viveu na Bahia por um período apesar de curto (décadas de 50 e 60), bastante criativo/produtivo (1).

Neste Mural, representado parcialmente pela foto acima e que fica localizado na Estação Rodoviária de Feira de Santana/BA, o artista como que registra flashes de imaginários que circulavam e ainda se fazem presentes pelos nossos sertões.

Ecos de tradições que não mais se vê com tanta frequência hoje, como o vendedor de pirulitos, os objetos domésticos confeccionados em barro, ou melhor, as tradições, a cultura e tudo em que se constituía a feira livre que por mais de 100 anos tomou as ruas da cidade, semanalmente.


Deixo aqui este pequeno exemplo, mas que comporta em si, em potência, diversos aspectos da grandiosidade do que chamamos Sertão.


----------------
(*) FOTO - http://www.blogdafeira.com.br/noticia.php?id=8784

(1) Ver a Tese que desenvolvi durante o Curso de Doutorado em Comunicação e Semiótica, ligado à PUC-SP, em 2009. Ao final do trabalho há um registro imagético de parte da obra deste artista - http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9202

(2) Importante site sobre o artista Lenio Braga - http://oinel.wordpress.com/

Nenhum comentário: