sexta-feira, 27 de julho de 2012

[Florbela, o Filme]


(Cartaz do filme)


POETISA PORTUGUESA NAS TELAS DE CINEMA

O filme FLORBELA, lançado em Portugal em março de 2012, traz a público um retrato lírico da poetiza portuguesa em formato ampliado para as telas do cinema. Um flash dos anos 20, capaz de compor uma ideia do que foi a vida de Florbela Espanca: um pouco dos aspectos intimistas que são marcas registradas da autora, até um esboço interessante do que foi a época em termos culturais, artísticos e políticos. Um excelente material para Cursos de cultura lusófona e Literatura Portuguesa.


SOBRE O FILME

"Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela (Dalila Carmo) separa-se de forma violenta de António (José Neves). Apaixonada por Mário Lage (Albano Jerónimo), refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles (Ivo Canelas), oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital.

Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever! Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente."

FONTE: http://www.florbela.pt/


TRAILER

Aqui abaixo, um trailer do filme (há outros no YouTube):





ROTEIRO DE ESTUDO

Além das informações técnicas sobre o filme, o site do Filme ainda disponibiliza um Roteiro para estudos e debates, ao relacionar dados biográficos da poetiza com a produção fílmica, excelente material didático que possibilita conhecer melhor Florbela, seus textos poéticos, contextos e épocas em que viveu a escritora portuguesa.

FONTE: http://www.florbela.pt/downloads/florbela-ficha.pdf


Aqui abaixo, poemas de Florbela declamados na voz de Miguel Falabela:




DO FILME AOS LIVROS E A OUTROS ESPAÇOS

As imagens do filme inspiram e chamam atenção para a leitura das obras de Florbela, a intensidade da vida de uma mulher absolutamente singular, que escapa da tela de dos livros e chega de modo único a cada leitor e espectador. Vale assistir, ler e propagar tanta vida e lirismo!!!!


PARA SABER MAIS:
http://www.jornaldepoesia.jor.br/flor.html
http://www.ionline.pt/boa-vida/florbela-espanca-poesia-viva-sexualidade-flor-da-pele

Nenhum comentário: