sábado, 23 de janeiro de 2010

Ronaldo Fraga: (des)concertando o mundo da moda

--o-o--



Ronaldo Fraga no SPFW (FOTO by Alexandre Schneider/ UOL)



SPFW (FOTO by Alexandre Schneider/ UOL)



Só pode ser ele mesmo, o estilista Ronaldo Fraga, para seguir, a cada NOVA coleção, fertilizando, com adubos diferentes, o campo da moda!!! Foi assim dia 19 de janeiro/2010, no SPFW.


RF pensa e tece uma parte singular do mapa da moda brasileira (mas não só!).


A aproximação dos cenários das artes corporais (dança e coreografia) à tecedura da moda, mostra uma vez mais, o elemento diferencial em que se constitui a criação do artista mineiro.


Fazer moda sem pensar ou refletir diretamente a própria moda, eis um dos tons que ecoam da sinfonia criativa de RF. Ao mostrar roupas (?) e modelos (?) de trás-pra-frente, Ronaldo chama atenção no mínimo para a atitude pessoal que deve se sobrepor a qualquer estação ou modo de vestir, ao direito de exercer a moda ao bel prazer de quem compra ou inventa uma roupa, as peças de vestuário a serviço das pessoas e não o contrário: pessoas estampando e propagando marcas, nomes e assinaturas, quase que completamente alheias ao seu modo de viver e de encarar a existência.



Pina Bausch (FOTO by Gonçalo Santos)


Em sua homenagem à Philippine Bausch ou simplesmente Pina Bausch, que deu ares incríveis à dança e à coreografia mundiais, Ronaldo Fraga não apenas faz tributo ao talento da artista alemã. Brinda seu seleto e cada vez maior público com um registro vivo ou documento alternativo também artístico: assim como viveu e atuou Pina Bausch, RF nos mostrou que a arte, assim como a vida, precisa ter liberdade, inovação, consciência crítica que leve sobretudo à (des)construção do que se convencionou ou se instituiu como "o correto" ou o "único" meio de expressão. A moda já é assim em essência, mas somente Ronaldo Fraga, em meio à indústria brasileira de vestuário, insiste em nos lembrar que a vida é tambem assim, desde sua gênese: livre pra ser do modo que cada um inventar!!!


Não é à toa ver um pouco da tradição dos carnavais de Veneza refletida neste desfile de RF!!!


Sejamos ao menos um pouco como Pina e Ronaldo, mestres do 'contraciclo', para usar um termo do coreógrafo português, Paulo Ribeiro, em relação à obra de Pina.


Vistamos a vida e a roupa ao contrário do que insistem em nos impor!!! E viva a liberdade!!! E viva a arte e a vida by RF!!!


TEXTO: by Andréa Mascarenhas
Dra. em Comunicação e Semiótica
SSA, 23/01/2010

--o-o--

Fontes de pesquisa e imagens:
http://www.publico.clix.pt/Cultura/morreu-a-coreografa-pina-bausch_1389487
http://www.goethe.de/KUE/tut/cho/cho/ag/bau/ptindex.htm
http://estilo.uol.com.br/moda/album/ronaldofragai10_album.jhtm?abrefoto=43#fotoNav=63

--o-o--

Um comentário:

Eliana Mara Chiossi disse...

Você passeando pelo Mundo e eu me perguntando porque estava demorando para vir te visitar. Peço desculpas.
E agora, sou seguidora.

bjs