quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ronaldo Fraga: incrível sempre!!



Ronaldo Fraga é arte + social = amor !!!

O trabalho de Ronaldo Fraga me encanta cada vez mais, isso vocês já sabem!! Tenho por lema que o que é bom foi feito para ser mostrado, então, vamos ver-fruir-sentir um pouquinho...

Dessa vez, passeando pelo blog ( ronaldofraga.com/blog/ ) e pelo álbum dele no Flickr ( www.flickr.com/photos/ronaldo_fraga/ ), tive mais uma surpresa.

Aqui neste mosaico vocês podem conferir como uma pessoa tão consciente do seu ofício produz em conjunto - cada foto é uma verdadeira aula de arte casada perfeitamente ao plano social. E que boa inspiração é pra nós!!!! Vejo nesse projeto e em RF um quê de etnografia + antropologia, digno de quem vê e faz os objetos da cultura não apenas por seus olhos, mas em conjunto, com os outros!!!

Deleitem-se, aprendam e espalhem!!
Bjinhos - Aqui abaixo, seguem as informações sobre o Projeto Talentos do Brasil, em um texto de Ronaldo, garimpado lá no blog dele e aqui transcrito entre aspas!!! D+++++++
=))

" O Projeto Talentos do Brasil foi criado para estimular a troca de conhecimentos entre cooperativas e grupos de artesãs Norte Sul, Leste a Oeste, gerando emprego e agregando valor ao talento artesanal de cada grupo.

Somos oito designers e quinze grupos divididos em doze estados. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), este projeto encurta a distância entre designers e artesões e é uma via de mão dupla. Trabalho com projetos nesta linha desde 2003 e conduzo o trabalho, claro para a geração de emprego e renda, mas também com reafirmaçnao cultural.

Recebi a missão de trabalhar com três desses grupos: Coxim ( pele de peixe) no Mato Grosso do Sul, Paraíba ( renda labirinto) e São Borja ( lã e crina de cavalo) no Rio Grande do Sul.

A primeira parte do resultado das Oficinas foi desfilada na Marina da Glória no Rio de Janeiro, no dia 12 de Setembro. As peças seguem para Feira de Produtos Étnicose Sustentáveis SOETHIC 2009 em Paris.

A partir de Outubro, as peças desenvolvidas nas minhas oficinas junto à estes grupos, estarão à venda nas minhas lojas de São Paulo e Belo Horizonte. Cada peça terá um tag especial com nome do grupo, localidade e artesã que a desenvolveu. Esta é a forma que encontrei para trazer a um público qualificado os produtos desenvolvidos por grupos que possuem, ainda, grande dificuldade de distribuição e comercializaçnao de tanta coisa linda, emocionante e singela.

Projeto Talentos do Brasil

Lã e Crina de Cavalo de São Borja (Rio Grande do Sul)

Renda labirinto da Paraíba

Pele de Peixe de Coxim ( Mato Grosso do Sul) "

FOTOS:
1. Backstage Ronaldo Fraga SPWF Verão 2009, 2. Talentos do Brasil, 3. Talentos do Brasil, 4. Talentos do Brasil, 5. Talentos do Brasil, 6. Talentos do Brasil, 7. Talentos do Brasil, 8. Talentos do Brasil, 9. Talentos do Brasil, 10. Talentos do Brasil, 11. Talentos do Brasil, 12. Talentos do Brasil, 13. Talentos do Brasil, 14. Talentos do Brasil, 15. Talentos do Brasil, 16. Talentos do Brasil, 17. Talentos do Brasil, 18. Talentos do Brasil, 19. Talentos do Brasil, 20. Talentos do Brasil, 21. Talentos do Brasil, 22. Talentos do Brasil, 23. Projeto Talentos do Brasil, 24. Projeto Talentos do Brasil, 25. Projeto Talentos do Brasil, 26. Projeto Talentos do Brasil, 27. Projeto Talentos do Brasil, 28. Projeto Talentos do Brasil, 29. Projeto Talentos do Brasil, 30. Projeto Talentos do Brasil, 31. Projeto Talentos do Brasil, 32. Projeto Talentos do Brasil, 33. Projeto Talentos do Brasil, 34. Projeto Talentos do Brasil, 35. Projeto Talentos do Brasil, 36. Projeto Talentos do Brasil

Created with fd's Flickr Toys.
Crédito das fotos: do álbum do RF no Flickr.

Nenhum comentário: